Imprensa alternativa e fanzines

17/09/2007

Uma das características principais desta biblioteca é o acervo de publicações independentes e alternativas (jornais, revistas, folders, catálogos, anais, arquivos PDF e fanzines). A última categoria citada se destaca por ser, na opinião dos integrantes do projeto, o exemplo mais claro e vivo da imprensa alternativa no país.

Surgidos em meados dos anos 1970, influenciados principalmente pela cultura punk inglesa e norte-americana, os fanzines se caracterizam por uma linguagem jovem e contestadora, geralmente escritos ou desenhados por admiradores de um tema específico (artes em geral). No Brasil ganharam força expressando-se através das histórias em quadrinhos, mas não ficaram só nisso. Temos até hoje fanzines (ou zines, como são carinhosamente chamados) dos mais variados assuntos, do budismo ao movimento gótico, da cultura GLBT aos clássicos do VHS e vinil.

Por isso os integrantes da equipe da biblioteca decidiram doar seus fanzines e demais publicações alternativas ao projeto, formando assim um acervo considerável (cerca de 90 a 100 títulos). Alguns exemplos: QI (Quadrinhos Independentes), O Capital, Abibiman, Revista Verve, Revista Coyote, Letralivre, Ação Poesia, Jaula, Heróis em Ação, Boca Suja, Urtiga, Tarja Preta, Juvenatrix e tantos outros que ilustram a diversidade e a criatividade desses editores independentes, que não desistem de remar contra a maré e contra toda a alienação e corporativismo dos mass media.

Para ampliar ainda mais este acervo, estamos entrando em contato com vários editores pedindo o envio de exemplares antigos e atuais. Esperamos contar com o apoio de todos.

Anúncios

2 Respostas to “Imprensa alternativa e fanzines”

  1. cesar said

    eu participo de um Grupo coletivo, chamado coletivo 308, nos produzimos um zine, e gostariamos de participar de sua coleção;

    como que posso enviar o material?

    • José Renato M. Galvão said

      Olá César, obrigado por seu contato.
      Se o zine for eletrônico pode ser enviado para o email bibliotecacomunitariaitu@gmail.com
      Se for impresso por favor envie para:
      Rua Floriano Peixoto, 238 – Centro – Itu.SP – CEP 13300-005
      a/c Paulo Rodrigues
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: