Inauguração do Cineclube Brad Will

17/02/2009

Aliado do Cineclube já existente na cidade, o Cineclube Itu Osvaldo de Oliveira, o Cineclube Brad Will nasce com o propósito de somar cada vez mais com o Movimento Cineclubista e difundir as obras audiovisuais e cinematográficas, documentários, trabalhos independentes, curtas e outros que estimulem a reflexão e o debate. “Queremos filmes que nos façam pensar! E que possamos debater sobre os assuntos abordados nas obras exibidas”, afirmou Josuel Rodrigues, idealizador do novo Cineclube.

Inicialmente os filmes serão exibidos no PONTO DE LEITURA – Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima (http://comunateca.ning.com/). A proposta, no entanto, inclui também exibições itinerantes em bairros e locais estratégicos.

A estréia será dia no dia 21 de fevereiro, sábado, às 19 horas, com a exibição do filme “A Carne é Fraca” e contará com a presença de professores, estudantes, vegetarianos e ambientalistas. Para assistir ao trailer de “A Carne é Fraca”, entre no link (http://www.youtube.com/watch?v=zqgZ7YptBzg).

Fazendo um link com o trabalho da Biblioteca Comunitária, serão exibidos livros e revistas sobre vegetarianismo e medicina alternativa. “Os Cineclubes são importantes pelo estímulo à reflexão e a biblioteca pode contribuir oferecendo literaturas complementares aos temas abordados nos filmes”, acrescenta José Renato Galvão, do Ponto de Leitura.

 

Porque Cineclube Brad Will e quem foi Brad Will?

Bradley Roland Will (Evanston, 1970 – Calicanto, 2006), informalmente conhecido como Brad Will, foi um documentarista americano. Trabalhou como voluntário do Indymedia de Nova Iorque e ficou conhecido por mostrar lutas populares em vários lugares do mundo, principalmente na América Latina. No Brasil, ao lado do Centro de Mídia Independente (http://www.midiaindependente.org/), registrou a luta dos sem-teto do acampamento Sonho Real, em Goiânia.

No começo de outubro de 2006, Brad Will foi a Oaxaca, um estado mexicano onde ocorria desde maio uma insurreição popular (http://www.asambleapopulardeoaxaca.com/). No dia 27 de outubro, foi morto durante um ataque paramilitar às barricadas dos insurrectos no município de Calicanto.

 

Vídeo “A Carne é Fraca” mostra realidade de abatedouros

Feito em quatro idiomas – português, francês, inglês e espanhol – o vídeo, que foi distribuído para 400 organizações em todo o mundo, conta toda a “trajetória de um bife”, desde o nascimento de bezerros e frangos até o abatedouro.

Ao longo de 54 minutos, sob a direção de Denise Gonçalves, o documentário mostra aspectos da indústria da carne de aves e gado que normalmente não são divulgados. Além disso, também conta com depoimentos de técnicos ambientais, médicos, pediatras, jornalistas como Washington Novaes, Dagomir Marquezi e Flávia Lippi, da socióloga Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira e da veterinária Rita de Cássia Garcia.

Foram oito meses de pesquisa e filmagens em abatedouros considerados “modelos” nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Quem assistir ao vídeo verá que os animais são criados em pequenos espaços para que não gastem energia e, assim, apressar a engorda do boi, antecipando o abate. E também vai conhecer o processo de produção do “baby beef”, em que os bezerros são separados das mães logo ao nascer.

Na análise de Nina Jacob, presidente do Instituto Nina Rosa (responsável pela produção do vídeo), este trabalho será um divisor de águas para o consumidor brasileiro. “As pessoas ainda acreditam que o gado, por exemplo, é criado livre nos pastos, sem causar danos ambientais. Este trabalho é um direito do consumidor”, finaliza.

SERVIÇO

Inauguração do Cineclube Brad Will – Exibição do filme A CARNE É FRACA

ONDE: PONTO DE LEITURA – Biblioteca Comunitária prof. Waldir de Souza Lima

Rua Floriano Peixoto, 238 – Centro – Itu.SP (próximo à delegacia)

QUANDO: 21 de fevereiro de 2009 às 19 horas

QUANTO: entrada gratuita

INFORMAÇÕES: (11) 7163-3756 / 8445-6122

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: