Comemoração na Biblioteca Comunitária: 1 ano!

23/03/2009

No dia 29 de março de 2008 nascia em Itu a Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima. O projeto voluntário e sem fins lucrativos, organizado por cerca de dez jovens ituanos que entendiam que a cidade estava carente de eventos culturais alternativos, nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à Informação e a Leitura, proporcionando o prazer de ler junto com diversos seguimentos de cultura, valorizando os artistas de Itu e região e permitindo o acesso da população à cultura de qualidade. 

Neste dia, acontecia no centro de Itu, na casa antiga cedida para abrigar o projeto, o evento de inauguração, trazendo exposição da artista plástica Prof. Ana Paula Melo, teatro (Cia. Teatral Metamorfose), dança (Ariane Batistela) e música (Marlus Mateus), além de um grande e variado acervo de Literatura brasileira e internacional, Poesia, Livros infantis e didáticos, Enciclopédias e dicionários, Gibis, Fanzines, Revistas Semanais e mensais: (Caros Amigos, Época, Carta Capital, Brasil de Fato e outras), Literatura de cordel, Livros de pesquisa, filosofia, economia, política, direito, socialismo e psicologia entre outros que foi disponibilizado à todos para consulta e empréstimo.

O evento atraiu pessoas de idades e classes sociais diferentes, todos que acreditavam que a Biblioteca abria suas portas para acolher pessoas que sentiam necessidade de um espaço democrático para somar idéias e ações em favor da cultura. 

A partir daí, a Biblioteca não parou mais: abrindo todos os sábados, disponibilizando acervo para todas as necessidades e promovendo eventos cada vez mais atrativos, dando  espaço para artistas das mais variadas artes demonstrarem seus talentos. Assim viveu seu primeiro ano, marcado por diversidade cultural, promovendo saraus literários, lançamento de livro, exposição de fotografias, de charges e artes plásticas, bandas, encontros de hip-hop, anime e mangá, palestras, oficinas, contação de histórias em eventos infantis e muito mais. Nesse ano também, a Biblioteca recebeu o reconhecimento do Governo Federal e do Ministério da Cultura como entidade capacitada a se tornar Ponto de Leitura, o primeiro na cidade, que receberá por isso, cerca de 650 livros novos e mobiliário para modernizar o espaço de leitura.

 

      Aniversário  

       Para comemorar essa iniciativa que deu e esta dando certo, será realizada uma festa de aniversário com artistas de altíssima qualidade no dia 28 de março de 09 (sábado), das 16h as 20hs, no próprio PONTO DE LEITURA: Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima.

       O evento promoverá o encontro de poetas do Grupo Coesão Poética (Sorocaba) com os Poetas do Largo 13 (São Paulo), realizando um emocionante Sarau Literário e Musical.

       A Cia. Teatral Metamorfose (Itu) também prestigiará o evento, em sua segunda apresentação na Biblioteca, com Edmar Venâncio e Rita Benedetti. A música ficará por conta da Apotheke Blues Band (Itu).

       Na oportunidade, será lançado o sarau Poesia Viva que se realizará periodicamente na cidade, aberto a todos os poetas que queiram se candidatar.

Contamos com sua presença, seus familiares e amigos.

 A entrada é gratuita.

 

Sábado – 28 de março de 09

Horário: 16 horas

Rua Floriano Peixoto, 238 – Centro – Itu/São Paulo

Realização: PONTO DE LEITURA: Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima

Informações: (11) 8445-6122 Renato ou (11) 7599-4109 Raphael

 

donde-mirantes1

rui_mascarenhas

imagem-367

img_0232

Fernando e Josuel: Diretoria ativa no incentivo à Leitura através do Brincar de Ler.

Fernando e Josuel: Diretoria ativa no incentivo à Leitura através do Brincar de Ler.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: