Dois filmes neste final de semana na Biblioteca

17/07/2009

Neste sábado, 18 de julho e no dia seguinte, 19, serão exibidos dois filmes na Biblioteca. A entrada para ambos é gratuita, aguardamos sua presença!

Veja abaixo a sinopse dos vídeos.

 

BOTINADA – A ORIGEM DO PUNK NO BRASIL

Botinada narra as origens do punk rock no Brasil, sua primeira fase (1976 / 1984) e o paradeiro de seus protagonistas. Foram 4 anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.

“Foi por causa do punk que eu descobri que poderia montar uma banda, tocar e compor. Poderia basicamente qualquer coisa. Até mesmo arriscar fazer um documentário.

Resolvo então me concentrar na turbulenta chegada do movimento por aqui. Parto para a pesquisa. Começo a rastrear os entrevistáveis. Quem são? Onde estão? O que eles fazem hoje em dia? Me pego diante de uma insolúvel espécie de gincana norteado por pistas falsas. Todo o material que encontro está em condições precárias: fitas de vídeo mofadas e jornais caindo aos pedaços. Não poderia ser diferente. Vou atrás de todos os vestígios, tento juntar o máximo de material possível antes que seja tarde. Os punks me recebem muito bem. Eles transbordam emoção e sinceridade nos depoimentos. Depois de duas décadas, conseguem o distanciamento necessário pra ver toda essa história com bom humor. Os ricos detalhes permanecem num arquivo empoeirado na memória.

Botinada traz à tona essa incrível história contada pelos punks que vivenciaram de corpo, alma e jaqueta de couro essa caótica jornada”. (Gastão Moreira)

Exibição dia 18/07 às 18:30 horas, na Biblioteca Comunitária – Rua Floriano Peixoto, 238 – Centro – Itu.SP

Informações: (11) 7163.3756 / cineclubebradwill@gmail.com

 

PATATIVA DO ASSARÉ: AVE POESIA

 

Exatamente no momento em que se comemora o centenário do poeta, compositor e ícone da cultura popular brasileira Patativa do Assaré (nascido em 5 de março de 1909), a Cariri Filmes e a Iluminura Filmes lançam o premiado documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, de Rosemberg Cariri. Resultado de mais de 100 horas de gravações e filmagens realizadas num período de 27 anos, o filme é um importante e necessário documento da nossa cultura.

Em Itu será possível assistir ao filme graças ao Projeto Circuito Cineclubista realizado pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, tendo ainda o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, Congresso Brasileiro de Cinema e Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso da população à produção audiovisual nacional e fortalecer o movimento cineclubista brasileiro através da articulação de um circuito nacional de exibições.

Patativa do Assaré participou de importantes momentos políticos brasileiros: Ligas Camponesas, resistência à ditadura militar, campanha pela Anistia e pelas Diretas Já. Na area cultural, foi homenageado pela Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) em 1979 e participou ainda dos principais movimentos culturais do seu tempo: Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, Festivais de Música Popular Brasileira, Grupo de Arte Por Exemplo, Movimento Nação Cariri e Encontro das Culturas Populares do Nordeste, entre tantos outros.

A partir de 1970, Patativa do Assaré passou a simbolizar para os jovens nordestinos uma voz da resistência e das lutas democráticas. A cultura popular nordestina é uma cultura diversificada, rica e universal ao mesmo tempo e é inesgotável fonte de renovação para os mais importantes movimentos culturais e artísticos do País. Escritores, poetas, artistas e pensadores de todo o país tem obras fertilizadas com os signos da cultura nordestina. Como exemplo maior da força comunicativa e social da nossa poesia popular, temos Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares brasileiros de todos os tempos.

Na cidade a exibição do filme acontecerá no dia 19 de julho, domingo, às 18 horas, com entrada gratuita, no Ponto de Leitura – Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima. Além do longa metragem “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, serão também exibidos os curtas metragens “Chama Verequete”, documentário poético sobre Mestre Verequete, personagem fundamental da história do Carimbó – ritmo raiz do Pará, dirigido por Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira; e “Conversando com Patativa”, dirigido por Valdecy Alves e Flávio Alves. No Ponto de Leitura existe um espaço de dedicado à literatura popular nordestina, que leva o nome de Espaço Cultural Valdecy Alves, em homenagem a este poeta do cordel.

QUANDO: 19 de Julho de 2009, domingo, às 18 horas.

ONDE: PONTO DE LEITURA – BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PROF. WALDIR DE SOUZA LIMA.

ENDEREÇO: Rua Floriano Peixoto, 238, Centro, Itu (SP)

QUANTO: Entrada gratuita.

CONTATOS: (11) 8445.6122 / (11) 4813.3556

BLOGS: http://comunateca.ning.comhttps://bibliotecacomunitaria.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: