A Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima é um projeto voluntário, sem fins lucrativos. Surgiu da idéia de um grupo de ituanos, que tem a leitura como ponto em comum, em criar uma oportunidade de acesso à informação para quem não tem tempo de ir à biblioteca durante a semana, pois até então os horários disponíveis eram de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Durante todo o ano de 2007 o grupo foi sendo formado e se reunia periodicamente para arrecadar doações de livros e mobiliário e a estruturar fisicamente o espaço. O imóvel onde está localizada a biblioteca foi emprestado pelo proprietário.

No início de 2008 foi formada oficialmente a entidade e eleita a primeira diretoria para o biênio 2008-2009. Em 15 de março a biblioteca foi formalmente criada, durante Assembléia Geral, e em 29 de março foi inaugurada para a população. Neste dia houve um Sarau Literário e Musical, com a presença de artistas da cidade: Edmar Venâncio e Rita Benedetti (teatro), Ariane Batistela (dança), Paulo Rodrigues (performance literária) e Marlos Mateus (música). Também foi aberta a exposição da artista ituana Ana Paula Melo.

Em 05 de abril a biblioteca abriu para o cadastro de associados e empréstimo de livros e consulta local do acervo de pesquisas. O movimento tem crescido a cada sábado, assim como a participação da população na divulgação do projeto e nas doações de acervo e mobiliário.

No dia 07 de junho aconteceu a abertura da segunda exposição da biblioteca, intitulada “Detalhes Revelados…”, da fotógrafa ituana Roberta Kalil. Mais uma vez a dançarina Ariane Batistela brindou ao público presente com uma belíssima apresentação.

O maior diferencial neste projeto voluntário é a definição do termo “associado”. Nesta biblioteca comunitária, o associado é mais que um simples usuário. Ele possui direito de votar e ser votado tanto nas Assembléias Gerais como nas eleições da diretoria. Isso significa que ele também tem o direito de opinar nas principais questões que envolvem a biblioteca, tornando-se sujeito ativo e participativo nas decisões.

O estatuto e regimento interno da biblioteca foram redigidos e aprovados pela diretoria e em breve serão distribuídas cópias aos associados.

A Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima procura estar sempre antenada com as principais tendências e movimentos culturais da atualidade mas sem desprezar os clássicos que são fontes de inspiração e prazer para todos os artistas e amantes da leitura. Mais que um mero “depósito de livros”, o espaço caminha no sentido da democratização da informação e da cultura, refletindo a diversidade cultural brasileira.

Os membros da diretoria são:

José Renato Margarido Galvão – Presidente;

Raphael Mathias de Medeiros – Vice-Presidente;

Nathalia Fernandes Vieira – 1ª Secretária;

João Siqueira Lima – 2º Secretário;

Marcelo Marques Bahia – 1º Tesoureiro;

Paulo Ernesto Aranha Rodrigues – 2º Tesoureiro;

Conselho Fiscal:

Luciana Aparecida Costa / suplente Eduardo de Almeida

Samuel Zogno / suplente Bruno Aranha

Ataliba Cristiano dos Santos/ suplente Arivaldo Nunes

Os 1º e 2º Tesoureiros e o Conselho Fiscal terão mandato de 1 ano e o restante de dois anos.

2 Respostas to “Quem somos”

  1. William said

    Caros amigos

    Trabalhei por mais de vinte anos com pesquisas na área de Políticas Públicas. Acabei neste tempo formando um acervo próprio de material de pesquisa e “papers” que acredito possa interessar estudantes de pós-graduação. Por motivo de mudança e para facilitar o acesso ao material, estou a procura de iniciativas como a de vcs onde possa colocar meu próprio acervo de documentos. Não sei se é do interesse de vcs, mas se conhecerem algum local para indicar, agradeço. Para terem uma idéia do que se trata, acessem http://www.sebol.com.br e façam a pesquisa por Usuário WLONZAR.
    Abraço e obrigado

  2. Roseli said

    Ola, parabens pela iniciativa. O professor Valdir foi meu professor e dos meus outros 2 irmaos, 20 anos atras. Ele realmente esta sendo bem homenageado.Sempre lembramos dele com muito respeito e profunda admiracao. Nunca esqueci dele dizendo “vai pentear macaco assado”.
    Descanse em paz Professor…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: